
Ter um plano de saúde é como ter um cheque em branco assinado pela Operadora para usar nos estabelecimentos de saúde próprios ou credenciados que esta Operadora coloca à disposição daqueles que a contratam.
Ter um plano de saúde é como ter um cheque em branco assinado pela Operadora para usar nos estabelecimentos de saúde próprios ou credenciados que esta Operadora coloca à disposição daqueles que a contratam.
A operadora do seu plano de saúde é reconhecida? O reconhecimento é uma forma de motivar as pessoas e organizações a buscarem o seu melhor. A ANS vem incentivando o mercado a se desenvolver e profissionalizar e uma de suas normas é focada na certificação, a RN 277/11 e RN 440/18, que visam estimular as operadoras de planos de saúde na busca pela certificação. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto
Muito dos assuntos do momento envolvem a inteligência artificial . Veja nesse artigo como a tecnologia pode estar a serviço da odontologia de qualidade e acessível.
Venho acompanhando conversas em algumas operadoras que estão avaliando a possibilidade de alterar o índice econômico e financeiro previsto no contrato para correção dos valores de mensalidades dos produtos coletivos empresariais e faz parte da cláusula de reajuste do contrato.
Ainda sobre a Telemedicina que foi tema da coluna de opinião publicada na última semana, vejo espaço para mais discussões e reflexões
Recentemente o Conselho Federal de Medicina – CFM, publicou a Resolução nº 2.227/2018 que regulamenta a prática da telemedicina em todo o país. Mas existe um ponto importante: o documento afeta sensivelmente o setor da saúde suplementar.
A obrigatoriedade do contrato entre operadoras e prestadores de serviços (clínicas, laboratórios, hospitais, entre outros) também vem com regras atreladas, regulamentadas pela ANS
Saiba mais sobre a importância do gerenciamento de riscos em saúde e estar em pleno atendimento a regulamentação de saúde neste artigo...
Na busca constante do controle das despesas assistências e consequentemente do controle da sinistralidade, as operadoras ao longo dos anos, estudam constantemente as diversas possibilidades de produtos, em destaque em 2018 dos Planos chamados APS (Atenção Primária a Saúde) e seus mecanismos de regulação.
Quer saber o que o mercado de saúde está debatendo e o que vai implantar em 2019? Veja nesse artigo as principais tendências.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou no dia 05 de dezembro de 2018, a RN 438/2018 que trata sobre a portabilidade de planos de saúde, especial e extraordinária de carências. A resolução também revoga a RN 186/09 e os artigos 1º, 3º, 4º 7º e §2º art. 9º da RN 252/11.
A avaliação de desempenho e qualificação ANS sobre o período de 2017 causou surpresa e desconforto na maioria das operadoras odontológicas e de planos de saúde. O motivo da inquietação foi a brusca baixa de pontuação do IDSS (Índice de Desempenho na Saúde Suplementar) registrado pelo órgão.
O ano novo chegou e com ele uma agenda intensa de intenções de mudança e reorganização social, democrática e organizacional. No aspecto nacional, um novo governo que inicia com novos membros que serão acompanhados com lente de aumento pela população. No aspecto social um novo olhar para a política.
Já virou hábito o que alguns chamam de “pacote de maldades” da ANS, que são as publicações nas últimas semanas do ano, que definem uma série de mudanças na regulamentação ou trazem novas obrigações para as operadoras, geralmente com exíguo tempo para sua implantação.
Ao participar em outubro de 2018 do 4º Fórum da Saúde Suplementar no Rio de Janeiro, evento realizado pela Federação Nacional de Saúde Suplementar – FenaSaúde, onde foram apresentadas enquetes realizadas através do aplicativo do evento para interação dos mais de 900 participantes, uma me chamou a atenção:
Muito se fala sobre os cuidados paliativos. Entretanto, apesar de extremamente importante, poucas vezes é feita uma reflexão sobre a relação dos referidos cuidados com a precificação dos planos de saúde.
A consulta médica domiciliar tem como objeto principal um atendimento médico personalizado, realizado por profissional altamente capacitado, com segurança e conforto, seguindo a tendência mundial em saúde.
No último dia 13/11, aconteceu mais uma Audiência Pública promovida pela ANS, oportunidade em que propôs novo método de reajuste dos planos de saúde individuais - IRPI. Continue a leitura e saiba mais...
Vamos falar de tecnologia? .....esse assunto me fascina!
Mesmo achando que a saúde suplementar está engatinhando e começando agora a considerar a tecnologia como aliada, os últimos artigos que li sobre o tema volto a perceber que ainda estamos devagar....
Divulgado no último dia 05/11 o resultado preliminar do IDSS 2018, ano base 2017. Com resultados muito diferentes do exercício anterior, representa grande desafio para as OPS após as alterações de metoologia de apuração. Continue a leitura e entenda o que mudou.