
No vídeo de hoje, Raquel conversa com Lenisa Spinola, consultora de negócios da Prospera, sobre Atenção Primária e esclarece uma dúvida importante sobre o tema.
No vídeo de hoje, Raquel conversa com Lenisa Spinola, consultora de negócios da Prospera, sobre Atenção Primária e esclarece uma dúvida importante sobre o tema.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) atualizou o Portal Brasileiro de Dados Abertos relativos a “Procedimentos Ambulatoriais por Unidade da Federação (UF)” e “Procedimentos Hospitalares por Unidade da Federação (UF)”, referentes a eventos e procedimentos processados por meio do Padrão de Troca de informações de Saúde Suplementar (TISS), contendo informações gerais e também detalhadas, tais como valores e quantidades de cada um dos procedimentos/itens assistenciais.
Principais temas discutidos na 518º Reunião da DICOL:
- INFORME sobre atualização do cronograma do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, Ciclo 2019-2020. Processo SEI nº 33910.035910/2018-37. Alteração da fase 4 em diante, com alteração do prazo para recriação do COSAÚDE, sendo mantida a previsão para entrega do Rol (previsão – novembro/2020).
A ANS orienta as operadoras de planos de saúde sobre o prazo final (31/10) para a inscrição de projetos de Modelos de Remuneração Baseados em Valor, elaborados em conjunto com seus prestadores.
Recentemente a Prospera foi uma das patrocinadoras do IV ENEAT - Encontro Nacional de Estudantes de Atuária, o maior evento de estudantes de atuária do país.
O ENEAT é um evento acadêmico que proporciona discussões e debates coletivos entre estudantes de Ciências Atuariais e cursos relacionados, o evento conta também com professores e profissionais que atuam na área em todo o Brasil.
No dia 09/10 Raquel Marimon explicou em uma livestream no canal da Prospera, o por que da ANS promover a iniciativa para o Projeto Piloto Sobre os Novos Modelos de Remuneração Baseados em Valor.
A Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou a suspensão, em todo o território nacional, do trâmite das ações e dos recursos pendentes que discutem a legalidade da cláusula de plano de saúde que impõe ao consumidor o pagamento de coparticipação no caso de internação psiquiátrica superior a 30 dias.
O texto diz quais cargos vão compor a autoridade em seu começo, prevê a criação de cerca de 15 cargos neste ano, entre as quais os cinco assentos do conselho diretor, seus assessores e profissionais para a área de coordenação geral de normatização, e outros 30, pelo menos, em 2020, completando então a formação do quadro de pessoal da autoridade para seu pleno funcionamento.
A ANS publicou um Guia de Impugnação para o Ressarcimento ao SUS. Este guia tem como objetivo orientar as Operadoras sobre como analisar os atendimentos realizados em prestadores integrantes do Sistema SUS. Através do guia as Operadoras poderão alinhar a rotina de impugnação ao que a ANS esperar receber no processo de impugnação.
Nossa Presidente Raquel Marimon, detalha alguns dados neste vídeo sobre o TAP - Teste de Adequação de Passivos, onde foi instituído inicialmente para os contratos de seguros, por meio de normas derivadas do International Financial Reporting Standards - IFRS.nº 4.
A operadora deve publicar no seu portal o resultado do IDSS a partir da publicação pela ANS.
Assim, considerando que a agência já divulgou no seu site o resultado final do IDSS das operadoras, entendemos que a operadora tem até 16/10/2019 para divulgar em seu portal o resultado publicado pela ANS, nos termos do art. 21 da RN 386/2015:
A Agência Nacional de Saúde promoveu, nesta terça-feira, 15 de outubro, no 5º Fórum Latino Americano de Qualidade e Segurança na Saúde, novas ações no âmbito do Projeto Parto Adequado.
O Projeto está entrando em sua 3ª fase e conta com a participação de 107 hospitais e 62 Operadoras.
A Comissão de Defesa do Consumidor está se reunindo com especialistas para aprimorar o texto da Lei 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD).
Para o especialista em direito do consumidor, Renato César de Araújo Porto, é preciso adicionar ao texto de Lei, alguns princípios como os da vulnerabilidade, pois, é possível que o consumidor possa não conseguir acompanhar as mudanças tecnológicas e desconheça a lei; da hipossuficiência, com relação a fragilidade do usuário diante de empresas;
Uma investigação do Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (SG/Cade) fez com que o Conselho regional de Medicina revogasse as normativas que tratam dos cartões de desconto, ofertado para os consumidores que não conseguem comprar um plano de saúde.
Já está disponível o resultado preliminar do Monitoramento do Risco Assistencial relativo ao 1º trimestre de 2019.
As operadoras poderão acessar o resultado através do endereço colacionado abaixo, em Monitoramento do Risco Assistencial, mediante login e senha.
Atualmente, mais de 60% dos atendimentos em emergências de hospitais privados são de casos de baixa complexidade, segundo estimativas de especialistas da área. Ou seja, situações que poderiam ser tratadas em unidades ambulatoriais, uma vez que não oferecem risco de morte.
Divulgada pela ANS, a nova versão do Padrão TISS – Setembro/2019, trouxe atualizações nas terminologias de medicamentos (tabela 20), Materiais e OPME (tabela 19) e forma de envio de procedimentos e itens assistenciais para ANS (tabela 64) do componente de Representação de Conceitos em Saúde (TUSS), bem como, atualização do componente Organizacional, no histórico da versão publicada.
Nossa Presidente Raquel Marimon, detalha alguns dados sobre a PEONA (Provisão para Eventos Ocorridos e Não Avisados) com relação as estimativas de valor de atendimento já prestados aos beneficiários e comunicados à operadora de plano de saúde.
Na quarta-feira, 25/09, aconteceu o segundo painel do Correio Debate, onde, com foco no tema “Prevenção e Longevidade”, o médico e CEO da Livon Saúde, Rodrigo Tonus, debateu sobre Saúde Suplementar, Consumo e Sustentabilidade, e apontou a hospitalização excessiva de alto custo, a ausência de foco em valor e a falta de gestão em saúde populacional como principais fatores para o crescimento insustentável do custo da saúde no Brasil.
Na abertura do II Seminário Internacional SESI de Saúde Suplementar, o diretor presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Leandro Fonseca, sintetizou a importância de uma atuação mais forte dos grandes contratantes de planos de saúde empresariais para a mudança de modelo de assistência à saúde e para a geração de resultados em saúde.