Saiba mais sobre o IDSS feito pela ANS e por que a nota da sua operadora pode ser inconsistente
Como 2019 passou rápido, não? O fim de ano está já está aí... e, com ele, a mesma preocupação de sempre: qual será a nota de IDSS que a sua operadora irá receber? Passa ano, entra ano e a luta continua a mesma. Como de costume, a ANS faz a avaliação de desempenho das operadoras vigentes de acordo com os dados do ano anterior, logo, a análise desse ano envolve as informações de 2018.
Para quem ainda não sabe ou está ingressando nesse negócio agora, o IDSS – Índice de Desempenho em Saúde Suplementar – é um índice utilizado pela ANS – Agência Nacional de Saúde – para avaliar a qualidade do serviço das operadoras através do Programa de Qualificação da Saúde Suplementar.
Os indicadores utilizados nessa análise são:
IDSS de anos passados
Ano passado, por conta de alguns erros nos cálculos da Agência e pelas próprias operadoras, houve uma baixa pontuação do IDSS. Porém, essas inconsistências só foram identificadas através da análise específica dos dados que as operadoras enviaram para a ANS.
Esse ano, através do resultado preliminar divulgado, muitas operadoras também perceberam baixa em suas notas e solicitaram, à Prospera, auxílio para analisar os dados e identificar se houve inconsistência ou se a nota divulgada estava correta.
Após acompanharmos e analisarmos os resultados de algumas operadoras clientes, percebemos que alguns dos indicadores da ANS estavam realmente inconsistentes. Como esse resultado é preliminar, nem tudo está perdido. A ANS disponibilizou que, até dia 12/12/2019, as operadoras enviem seus questionamentos (salvo se não houver prorrogação).
Nossa sugestão é que, caso você tenha alguma restrição quanto à nota que sua operadora recebeu, corra para realizar a revisão dos cálculos e identificar as inconsistências, para que dê tempo de enviar todos os questionamentos cabíveis sobre a sua pontuação à ANS.
Se precisar de auxílio para essa revisão, fale comigo. Eu posso te ajudar com o IDSS da sua operadora!
Camila Antonelli
Gestão de Negócios
Artigos Relacionados:
IDSS 2020 – Conheça As Principais Mudanças Para O Índice De Desempenho Da Saúde Suplementar
Data da notícia:
10/12/2019