Reajuste dos planos de saúde neste ano certamente vai impactar em 2022

Definição de reajuste dos planos de saúde em 2021 impactará o reajuste de 2022


Entenda por que o reajuste dos planos de saúde em 2021 pode influenciar o reajuste em 2022

Aproveitando o gancho do artigo publicado em 25/05/21, que fala sobre o reajuste dos planos de saúde individuais e familiares em 2021, e considerando que o tema deu o que falar, gostaria de comentar a minha opinião sobre o assunto, que causou muitas discussões no setor e burburinhos isolados.

A ANS ainda não decidiu pelo reajuste e está uma expectativa infinita, porém o fato é: se o reajuste for negativo, isso deverá se refletir bombasticamente em 2022. 

E digo mais: não precisa nem ser negativo. O fato do reajuste esse ano ser zero, que é o que os players do setor estão torcendo, considerando que é melhor do que um decréscimo nas mensalidades, já impactará e muito o reajuste do ano de 2022.

A Funcional|Prospera realizou um estudo baseado em informações de mercado (2020), considerando a sua base de dados que conta com mais de 7 milhões de vidas, que traz dados importantes para nos fazer refletir em como se planejar daqui para a frente.

Foi verificado que houve um aumento na carteira de clientes no percentual de 1,7%, porém em contrapartida, o percentual de beneficiários que não utilizaram o plano em 2020 tem média de 61,8%, ou seja, um aumento de 13% em relação a 2019.

Isso significa que, aumentou o número de beneficiários pagantes nos planos de saúde, mas que não geraram utilização, ou seja, aumenta a receita e diminui a despesa, e com isso a sinistralidade despenca e consequentemente, o reajuste a ser aplicado também.

Porém, conforme eu já falei em um artigo aqui haverá a tal da “demanda reprimida”, que ainda virá a acontecer esse ano, e além disso, existirão as sequelas originárias do Covid-19 e as consequências das oscilações de picos da doença. 

Sem contar que, por menor que seja a frequência de internação, o número de diárias e o custo está maior, pois maioria dessas internações são originárias da pandemia e isso tudo afetará o reajuste de 2022.

Isso tudo deverá também afetar os planos empresariais e coletivo por adesão, que ao sofrer os impactos de uma utilização acima da média que prevejo acontecer, deverá ter um impacto significativo no percentual de reajuste a ser aplicado. 

E para que esse percentual seja devidamente definido, é necessário que a operadora se planeje bem e peça ajuda ao seu atuário ou que utilize ferramentas que o auxiliem para que o cálculo seja feito com a maior assertividade possível, no intuito de se municiar de argumentos em busca da melhor negociação possível com seus contratantes PJ.


 

 

 Camila Antonelli
 Gestão de Negócios

 


Data da notícia: 01/06/2021

TOP