A influência dos exames relacionados à Covid-19 sobre as despesas assistenciais dos planos de saúde

Desde março de 2020, as operadoras convivem com diversas mudanças no cenário da saúde suplementar causadas pela pandemia. Uma delas foi a inclusão da cobertura de exames para diagnóstico e acompanhamento da Covid-19 no Rol de Procedimentos da ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar a partir de abril de 2020.

Desde então, esses exames integram as despesas assistenciais das operadoras, por isso decidimos medir o peso que esses procedimentos têm dentro do custo dos planos de saúde.

A partir da base de dados da Prospera | Funcional, avaliamos e comparamos os períodos de set/20 a ago/21 e de set/21 a ago/22 (544 mil beneficiários). Estimamos que os gastos com exames para diagnóstico e acompanhamento da Covid-19 representaram 2,0% das despesas ambulatoriais entre set/20 e ago/21. Esse peso caiu para 1,6% nos 12 meses seguintes.

Para entender a queda de representatividade, avaliamos a evolução do custo por beneficiário com exames de Covid-19, que pode variar tanto pela mudança da demanda por esses exames, quanto pela variação do preço desses serviços, e apuramos os seguintes resultados:




 

Observamos que o custo por beneficiário com exames de Covid-19 apresentou uma redução de - 2% entre os períodos analisados. Ao decompor essa variação, notamos que a demanda aumentou em 32%, enquanto o custo médio por exame diminuiu em - 26%.

O volume de exames de Covid-19 cresceu no segundo período avaliado devido à inclusão do Teste Rápido para detecção de antígeno no Rol, ocorrida em setembro de 2021.

Apesar de ter causado um grande aumento de demanda, a inclusão do Teste Rápido na cobertura dos planos de saúde foi positiva, pois esse exame é mais barato que os demais em cerca de - 55%, mitigando o impacto do aumento da utilização, a ponto de causar uma redução do custo por beneficiário com os exames relacionados à Covid-19.


Taís Melo Torres |  Atuária MIBA 3.508
Prospera Consultoria | Funcional Health Tech


Data da notícia: 13/12/2022

TOP