A ANS divulgou que os arquivos de conferência dos dados do Padrão de Troca de Informações na Saúde Suplementar (TISS), encaminhados pelas operadoras e incorporados ao banco de dados da ANS, já estão disponíveis por meio do Programa Transmissor de Arquivo (PTA).
Quais competências os documentos englobam? Competências de janeiro a outubro de 2023 recebidos e processados até 15/01/2024.
Como as operadoras foram informadas? Por meio do Ofício-Circular nº 1/2024/COIMO/GEPIN/DIRAD-DIDES/DIDES.
Qual o objetivo desta ação? Como faz parte do monitoramento do Padrão TISS, ela busca proporcionar às operadoras a possibilidade de conferir todos os dados que foram efetivamente incorporados ao banco de dados nacional de atendimentos da saúde suplementar, verificando possíveis inconsistências ou incompletude de informações. Com a medida, é possível corrigir quaisquer problemas, dentro das regras vigentes do Padrão TISS.
Em caso de dúvidas, o que fazer? É importante lembrar que a ANS disponibiliza em seu site a Central de Atendimento e o Disque ANS 0800 701 9656, nos quais é possível registrar sugestões ou dirimir dúvidas. A operadora poderá registrar demanda junto à Central, informando “Monitoramento TISS” no assunto, a fim de que a mensagem seja encaminhada para a avaliação da área técnica pertinente. Na demanda, é importante detalhar o problema ou a solicitação, informando o nome do arquivo e a competência à qual se referem.
Para “esclarecimento de dúvidas sobre saúde suplementar”, clique aqui.
Já para acessar a “central de atendimento a operadoras e prestadores”, clique aqui.
Sobre a TISS
A Troca de Informações na Saúde Suplementar (TISS) foi estabelecida como um padrão obrigatório para as trocas eletrônicas de dados de atenção à saúde dos beneficiários de planos. O objetivo é padronizar as ações administrativas, subsidiar avaliações e acompanhamentos econômico, financeiro e assistencial das operadoras de planos privados de assistência à saúde e compor o Registro Eletrônico de Saúde.
Para mais informações sobre o Padrão TISS, acesse aqui.
Data da notícia:
06/02/2024