Diversos fatores têm influenciado o investimento do setor brasileiro de saúde em núcleos ambulatoriais, estratégia amplamente já utilizada há muitos anos, no mercado norte americano.
O objetivo da criação desses Núcleos de Centros Hospitalares Urbanos é desafogar os grandes complexos hospitalares que atendem a casos de alta complexidade e que apresentam um custo elevado de mantença.
Na era da atenção primária a saúde, a criação desses centros dá ênfase ao foco em saúde e não em doença, conceito amplamente discutido no mercado e que se apresenta como oportunidade importante de separação de casos ambulatoriais do contexto hospitalar e sementes de gestão populacional dentro da comunidade, devendo, inclusive, evoluir no futuro para os Wellness Centers, centros focados em promoção de saúde, bem estar e prevenção.
Por fim, para fim de adesão a esse sistema de atendimento, interessante que cada provedor avalie suas condições reais, ferramentas importantes para subsidiar e alavancar essa discussão entre os gestores são o Plano Estratégico, Plano Diretor e Estudo de Mercado.
Fonte: Saúde Business
Data da notícia:
04/09/2019