A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou, durante a 593ª Reunião Ordinária de Diretoria Colegiada, as fichas técnicas do Programa de Qualificação de Operadoras (PQO) para o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2024, ano-base 2023.
Vale reforçar que, o Programa de Qualificação das Operadoras – PQO Programa de Qualificação das Operadoras – PQO é a inciativa mais antiga da ANS para o estímulo à qualidade setorial, que permite a avaliação anual do desempenho de Operadoras, possibilitando que consumidores ou interessados em contratar um plano tenham acesso a informações detalhadas e periódicas sobre o desempenho do setor.
Os resultados do Programa de Qualificação das Operadoras são traduzidos pelo Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS). O IDSS é calculado a partir de indicadores extraídos dos sistemas nacionais de informação ou de sistemas da ANS. O IDSS permite a comparação entre operadoras, estimulando a concorrência baseada em desempenho.
Onde é possível acessar o material?
O material pode ser acessado na área do Programa de Qualificação de Operadoras (PQO) no site da ANS.
Quais foram as principais alterações?
Entre as principais alterações nos Indicadores do IDSS 2024 destacam-se a pontuação de hospitais e laboratórios com certificações reconhecidas pela International Society for Quality in Health Care (ISQUA), e a inclusão de dois novos indicadores.
- 2.9 Taxa de Dentes Permanentes com Tratamento Endodônticos
- 2.10 Frequência de Utilização de Rede de Hospitais com Atributo: Qualidade Monitorada
Qual o objetivo das alterações?
Quanto ao indicador 2.9 o objetivo é aumentar o número de indicadores que avalia acesso nos planos do Segmento Odontológico.
Já com relação ao indicador 2.10 o objetivo incentivar as operadoras a estimularem sua rede prestadora hospitalar a participar do PM-Qualiss Hospitalar, programa que avalia o desempenho dos prestadores de serviços hospitalares que atual na saúde suplementar, por meio de coleta mensal de indicadores assistenciais.
Confira aqui o detalhamento de todas as alterações realizadas: Nota Técnica nº 414/2023/GEEIQ/DIRAD-DIDES/DIDES.
Clique aqui para acessar as fichas técnicas dos indicadores.
Data da notícia:
21/08/2023