Após a 585ª Reunião Ordinária da Diretoria Colegiada da ANS, foi aprovada a revisão geral das fichas técnicas dos indicadores do IDSS. A revisão resultou em distintas alterações dos indicadores.
Onde é possível acessar o material? O material pode ser acessado na área do Programa de Qualificação de Operadoras (PQO) no site da ANS.
Quais foram as revisões? Foram mantidos os indicadores do ano-base 2021, com aprimoramentos e ajustes das fichas técnicas.
Qual o objetivo das alterações? As alterações visam dar maior clareza e transparência ao texto, incorporar esclarecimentos já apresentados no FAQ (perguntas e respostas sobre o IDSS), atualizar normas revogadas e apresentar ajustes em críticas e metas.
Houve atualização das fórmulas dos indicadores? Sim. Foram atualizadas as fórmulas de cálculo de alguns indicadores. O método de cálculo do Índice Geral de Reclamações (IGR), por exemplo, foi adequado ao novo IGR a pedido da Diretoria de Fiscalização (DIFIS), com a inclusão das Notificações de Intermediação Preliminar (NIPs) “em andamento”.
Além disso, 02 indicadores passarão a contar com a identificação unívoca do beneficiário: 1.4 - Razão de Consultas Ambulatoriais de Pediatria por Beneficiário de 0 a 4 Anos e 2.2 - Taxa de Consultas Médicas Ambulatoriais com Generalista por Idosos.
Veja aqui o detalhamento das atualizações: Nota Técnica nº 355/2022/GEEIQ/DIRAD-DIDES/DIDES
Clique aqui para acessar as fichas técnicas.
Data da notícia:
09/03/2023