A ANS realizou, nos dias 16 e 17/07, a 31ªâ€¯reunião técnica da Comissão de Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Suplementar (Cosaúde).
Primeiro dia
No dia 16 pela manhã, a comissão iniciou discussão preliminar sobre uma tecnologia proposta para o tratamento de pressão arterial elevada resistente ao uso de pelo menos três medicamentos. A técnica cirúrgica minimamente invasiva em análise é denominada de ablação simpática renal por radiofrequência e resulta na interrupção da inervação da artéria renal o que levaria ao seu relaxamento e diminuição dos níveis da pressão arterial.
Em seguida, foram analisadas as contribuições da Consulta Pública nº 132 referentes à submissão do medicamento Belimumabe para tratamento de nefrite lúpica ativa – uma inflamação nos rins em pacientes com doença reumática denominada lúpus.
À tarde, foram discutidos os resultados da Consulta Pública nº 129 sobre a utilização de outros dois medicamentos:
Segundo dia
No dia 17, foram novamente analisadas as contribuições da Consulta Pública nº 132, mas desta vez, referentes ao medicamento Tezepelumabe, usado para o tratamento de dois tipos de asma de difícil controle: asma alérgica e eosinofílica, ambas graves.
Data da notícia:
22/07/2024