O evento da Câmara Técnica Permanente de Contratualização e Relacionamento com Prestadores (Catec) aconteceu no dia 29/11 e tratou das novas propostas de reorganização das reuniões da própria câmara, do relacionamento de operadoras e prestadores e qualidade em saúde.
Pontos importantes:
Apresentação, pelo gerente de Análise Setorial e Contratualização com Prestadores, Gustavo Macieira, sobre a reorganização das reuniões da Câmara, que a partir de agora serão trimestrais.
Também foi apresentada uma possível divisão de grupos temáticos (Prestadores Hospitalares; Clínicas Médicas/SADT; Prestadores isolados) que se reunirão conforme a necessidade; e a possibilidade de encontros específicos para profissionais que atuam na área da saúde, o que será definido de acordo com as contribuições que chegarem nas próximas reuniões.
Ressaltou-se que as reuniões da Catec precisam ser resolutivas, ou seja, os temas devem ser discutidos até que se tenha uma conclusão.
Apresentação, pelo do diretor-adjunto da DIDES, Pedro Villela, de temas como a qualidade em saúde como conceito multidimensional; os pilares da qualidade (oportunidade, eficiência e equidade); além dos problemas regulatórios que se deve atingir e combater, como assimetria de informação, falta de dados transparentes sobre a qualidade dos hospitais e prestadores, e ausência de cultura de avaliação e divulgação de qualidade.
Esclarecimentos pela Gerente de Estímulo à Inovação e à Qualidade Setorial, Ana Paula Cavalcante de questões referentes aos fatores de qualidade, cláusulas de contratualização dos atributos de qualidade pactuados entre as partes, além de modelos de remuneração baseados em valor.
Por fim, os participantes apontaram suas questões e tiraram dúvidas sobre os temas tratados.