ANS LANÇA MANUAL SOBRE METODOLOGIA DO MONITORAMENTO DO PROGRAMA DE QUALIDADE HOSPITALAR

A ANS lançou, nesta quarta-feira (22/05), o Manual Metodológico do PM-QUALISS (Programa de Monitoramento da Qualidade Hospitalar). A divulgação foi feita durante participação da ANS na Feira Hospitalar 2024, considerada a principal feira do setor de saúde da América Latina.

O Manual apresenta a metodologia do Programa de Monitoramento da Qualidade Hospitalar (PM-QUALISS Hospitalar), que tem como objetivo monitorar, avaliar e divulgar o desempenho dos prestadores de serviços hospitalares que atuam na saúde suplementar por meio de indicadores de qualidade. Para acessar, basta clicar no link a seguir: Manual Metodológico do PM Qualiss.

O documento é uma ferramenta importante do Programa QUALISS hospitalar, que foi elaborado considerando os seguintes desafios do setor:

  • Reduzir a assimetria de informação, possibilitando ao beneficiário acesso a parâmetros de qualidade sobre prestadores hospitalares;
  • Conferir maior transparência sobre o desempenho assistencial dos hospitais;
  • Fortalecer e induzir uma cultura de avaliação e divulgação do desempenho dos prestadores de serviços de saúde no setor suplementar por meio de ferramentas de gestão.

 

No manual, estão disponíveis as seguintes informações: histórico do PM-QUALISS Hospitalar; Ciclo Avaliativo de 2023; metodologia de avaliação e comparabilidade do Programa; a forma como os resultados serão apresentados, por hospital; a definição das faixas classificatórias de desempenho; e a forma como os hospitais serão apresentados nestas faixas. Além disso, apresenta também glossário, fichas técnicas dos indicadores do painel geral e dicionário de dados do Painel Geral.

 

Sobre o PM Qualiss

O Programa de Monitoramento da Qualidade Hospitalar é parte integrante do Programa de Qualificação de Prestadores de Serviços de Saúde – Qualiss como o componente que monitora, avalia e divulga os resultados dos indicadores de qualidade de prestadores hospitalares.

A adoção das melhores práticas, por meio do PM-QUALISS, é muito importante. Ela ajuda a identificar possíveis dificuldades ou oportunidade de melhoria. Isto contribui para as tomadas de decisão, para o aprimoramento da gestão interna do hospital e para o planejamento e a execução de ações efetivas. Como consequência, há impactos positivos na gestão hospitalar e na satisfação dos pacientes.

Para as operadoras, o programa pode gerar informações mais qualificadas para otimizar a estruturação das redes assistenciais e subsídios para a adoção de modelos de remuneração baseados em valor.

Um total de 178 hospitais ingressaram, voluntariamente, no PM-QUALISS e, destes, 101 estão aptos a terem seus resultados divulgados a partir do Ciclo Avaliativo de 2023. A divulgação destes resultados acontecerá no início do segundo semestre deste ano.

Para mais informações sobre o programa, clique aqui.


Data da notícia: 23/05/2024

Fonte: Clique aqui e veja a notícia na integra

TOP