ANS DISPONIBILIZA RELAÇÃO DE OPERADORAS QUE ENTREGARAM O REA-OUVIDORIAS 2022

A ANS publicou, através de seu portal, a lista de operadoras de que enviaram o Relatório do Atendimento das Ouvidorias – REA-Ouvidorias 2022 (ano-base 2021). Ao todo, foram recebidos 1.024 formulários únicos através do Protocolo Eletrônico da ANS. 

Clique aqui ver a lista.  

Este ano, o recebimento dos formulários do REA-Ouvidorias foi feito, unicamente, aravés do sistema de Protocolo Eletrônico da ANS. O envio através deste sistema foi importante porque houve o gerenciamento total do sistema pela ANS com o impedimento da recepção de dados inconsistentes, já que os formulários passam por críticas antes do envio. 

Por que o envio de dados é importante? A partir dos dados enviados é elaborado o Relatório do Atendimento das Ouvidorias – REA-Ouvidorias o qual pode ser utilizado como ferramenta de gestão para a compreensão e o desenvolvimento da saúde suplementar, gerando valor para beneficiários, para as operadoras e para a ANS.

Sobre o REA-Ouvidorias

Qual o objetivo? Disponibilizar à ANS a exposição de detalhes sobre as manifestações - reclamações, sugestões, consultas, denúncias e elogios - recebidas pelas Ouvidorias das operadoras e as ações desenvolvidas e as recomendações feitas no período.

É importante que as ouvidorias das operadoras utilizem os dados gerados pelo REA para aperfeiçoar os critérios o planejamento do serviço prestado, bem como proceder com melhorias das rotinas e processos internos.

Com a publicação da RN 323/13, a ANS impôs a criação de um órgão institucional, dentro das operadoras, com estrutura específica de Ouvidoria cuja finalidade é garantir aos beneficiários um canal de atendimento qualificado, basicamente uma instância superior ao SAC, a fim de evitar que os benefiicários buscassem a ANS para resolução de conflitos. 

A referida RN, determinou o envio anual à ANS do Relatório Estatístico e Analítico-REA com informações sobre as interações feitas entre as Ouvidorias e seus beneficiários.

De acordo com a IN 2/2014 da DICOL, que regulamenta a RN 323/2013, "O objetivo do REA-OUVIDORIAS é fornecer ao representante legal da operadora subsídios para o aperfeiçoamento dos respectivos processos de trabalho e padronizar os dados e informações enviados à ANS."

No REA, devem ser divulgadas informações quantitativas e qualitativas do atendimento oferecido aos beneficiários de planos de assistência à saúde pelas Ouvidorias. Sempre referentes ao ano anterior ao envio do relatório para a ANS.


Data da notícia: 23/05/2022

Fonte: Clique aqui e veja a notícia na integra

TOP